BOLO DAS TRÊS FADAS - COMIDA DE NATAL

BOLO DAS TRÊS FADAS: aprendemos que o segredo desse bolo é sempre mexer pra direita, sempre fazê-lo em silêncio de preferência rezando e pedindo saúde, fartura e sorte, também é fato que tem de acabar no dia que é feito e que as crianças e os mais velhos têm preferência na hora de servir. Não usar metal pra cortar, nem pra mexer, o bolo é no braço mesmo. Como estamos mais modernas, podemos usar fermento, essência de baunilha e batedeira. Em parêntese vamos colocar como seria fazer sem nada disso. Aprendemos que podemos reunir velhos amigos e enqunto nos recordamos de coisa boas e alegres fazemos juntas essa receita.
Deixe o forno ligado pra aquecer, bata então 2 claras em ponto de neve para ficarem firmes e sem cheiro.
Bata a manteiga e o açúcar até virar um creme macio e cremoso – 1 copo americano de cada e bem medido. (podem-se colocar favas de baunilha nas latas de açúcar e que dispensa a essência).  
Agora coloque 2 copos e ½ de farinha de trigo peneirada e misture novamente com 1 colher de sobremesa cheia de fermento em pó. (costumava-se deixar coberto para crescer).
Coloque as gemas e bata até que elas desapareçam. Acrescente então ¾ de vinho tinto e volte a bater.


Separe as frutas secas que estiverem ao seu dispor, num total de 2 copos. Costumamos colocar as secas da época, como: nozes, uvas passas, damasco, ameixas, amêndoas e etc...pode-se acrescentar pedaços de chocolate também.
Rale uma maça e acrescente, misture tudo e coloque as claras em neve e torne a mexer suavemente.
Unte e enfarinhe uma assadeira redonda de mais ou menos 24 cm, coloque a massa e leve ao forno já aquecido.  Demora de 35’ a 45’ pra ficar assado. Desenforme ainda morno e polvilhe açúcar com canela.

Esperava-se que muitos estivessem juntos para se fazer esse bolo, os bolos são sempre bem vindos. Quando se coloca as frutas secas, costuma-se fazer devagar, pedindo que o alimento nunca falte, que o fruto alimente e aqueça o corpo, que seja alegre e traga união. Ainda nos encontramos para fazer bolos, conversar e celebrar...o que? A vida ora, e precisa de mais?

Receita de descendente - Catarina faz bolos e conta histórias há mais de 40 anos.
Cozinha dos Vurdóns.


Comentários

Postagens mais visitadas