NATAL DOS RHOM - CIGANOS PELO MUNDO

Rhoms pelo mundo, são muitos e em muitos países, com diferentes condições sociais, com sede de justiça bebem de água a vinho, de sifrite a champanhe.
Comidas e finanças variam também, desde a Bacalhoada em Portugal, as mangas indianas, os bolos Suíços, a carne de porco dos alemães, o guizo no Brasil, sarmiancas, sarmy, frutas, adjas, charr, rizos, manrô e tudo o que pudermos ter de bonito e alegre, afinal de contas é um aniversariante de peso, uma criança veio ao mundo, rodeada de bençãos e mistério.

Nasce o Cristo - Kristesko - que a mesa seja santa, que a bebida se consagre sagrada e a comida abençoada. Que todos tenham mirra para que tanto a casa interior quanto a material recebam o pequeno rei, água de rosas para lavar as mãos, pão para nunca se esqueça que este é o alimento que identifica os filhos de Deus.



É por esse motivo que jogar comida fora é um dos pecados irreparáveis para os ciganos, muitos já morreram de fome, muitos ainda não tem o que comer. Os ciganos mais humildes e numerosos costumam abrir suas tendas aos viajantes, alguns Kalderash, Sinte e Kalon distribuem comida em acampamentos mais pobres presentes para crianças. Algumas coisas aprendemos a fazer para não jogar fora, mesmo que para o cigano, a comida é remédio e é de bom tom que esteja sempre nova...as vantagens de não se ter geladeiras no passado. O costume ainda se segue. Entretanto, para não termos muitos trabalhos extras, no dia 26 limpamos nossas casas, sendo assim costumamos não gastar muito tempo no fogão.
Pois bem, aí começa a criatividade dos ciganos. Respeitando as diferenças, seguimos nós, construindo nossa identidade de descendentes.
Valma Vidal

PAVÊ DE PANETONE I

Corte um panetone em rodas de mais ou menos 1 dedo de grossura,
Coloque numa panela 3 gemas, 1 colher de sopa de maizena, 1 colher de sopa de açucar,1 lata de creme de leite e 1 lata de leite
Leve ao fogo até obter um creme e recheie o panetome assim: passe nutella em baixo e o creme por cima, outra camada de pão e segue até terminar. Faça uma calda de chocolate meio amargo e despeje por cima. Cubra com papel laminado sem encostar e leve a geladeira até a hora de servir.

 PAVÊ DE PANETONE II

Já que sobrou panetone, esfarele ele todo ( 2 xícaras de chá) e junte mais 1 xícara de nozes, castanhas e etc...misture tudo e coloque numa travessa baixa. A parte leve ao fogo uma lata de leite condensado, 1 colher de manteiga, 3 colheres bem cheias de chocolate em pó e umas dez cerejas em calda. Leve ao fogo até desprender da panela e despeje sobre a mistura. Espere esriar e leve a geladeira.

DICAS:

AS TORRADAS DE PANETONNE SÃO DELICIOSAS E QUANDO SERVIDAS COM CHÁ, MELHOR AINDA.
RECHEIE PANETONNES COM GELÉIAS DE GOIABA, CREME DE QUEIJO E GELÉIA DE HORTELÃ, UMA EM CADA CAMADA, SIRVA COM SORVETE, É DIVINO.

COZINHA DOS VURDÓNS

Comentários

Postagens mais visitadas