RECIPÉ DE NATAL - CIGANOS PELO MUNDO

DOCE DE LEITE INDIANO - receita de natal


Coloque 2 litros de leite, 4 cravos, 10 cardamomos e 2 paus de canela num tacho e ponha no fogo. Vá mexendo e acrescentando 1 k de açucar aos poucos, sem parar de mexer em fogo médio.
Quando der a primeira subida, retire os cravos e a canea e continue mexendo. 
Quando ele encorpar e der pra ver o fundo da panela, desligue o fogo e não pare de mexer até ele ganhar consistencia.
separe uma vasilha de vidro em que ele não passe de 1 centímetro de espessura. Deixe esfrira e corte.

DOCE MOLE
Siga os mesmos passos, entretanto na hora que ele desgrudar da panela acrescente 2 xícaras de creme de leite fresco (não existe soro aí tá?), continue mexendo por mais 2 minutos e desligue o fogo.
Transfire para uma vasilha alta e espere esfriar bem. Bata novamente com uma colher de pau por 2 minutos e leve a geladeira, sirva frio.


DOCE TALHADO (GOÍAS E MINAS)

 Deixe 2 litros de leite no tacho pra ferver com o suco de 1/2 limão e 4 cravos, ele vai talhar, então coloque 1 kg de açucar e mexa devagar. Quando ele engrossar vai formar bolinhas e só mexa com colher de pau, vai desgrudar bem da panela e você enxergará o fundo. Retire do tacho e ponha numa travessa.

CREME DE DOCE TALHADO.

Siga todas as instruções acima, quando ele esfriar, acrescente 2 xícaras de creme de leite freco e bata por 2 minutos. Leve para a geladeira e sirva gelado.

Maylê Kalinka - Lá vem a cigana dos tachos, apontavam minha mãe assim. Esse sempre foi meu doce preferido, o doce das festas de quando eu era criança.

Cozinha dos Vurdóns

Comentários

Postagens mais visitadas