RECEITAS DE FIM DE ANO - BERZA GITANA - CIGANOS PELO MUNDO
BERZA GITANA
Ok, você comeu demais e se divertiu muito. Agora precisa dar um alento pro corpo, descansar. O ano acabou o novo chegou e a volta ao trabalho também. Qual o segredo? Comida cozida, acalma a alma, fortalece o corpo e repõe os desgastes. Como um bom vinho tinto faz bem em qualquer situação, aí vai a nossa sugestão pra domingo.
Saudades da Espanha? Essa é a cozinha dos carroções, a Cozinha dos Vurdóns, passeando por Espanha. Nais tuke, love y bartalô.
Coloque 1 lingüiça calabresa e 1 lingüiça português mergulhadas na água e ponha pra ferver. Quando a água estiver cheia de gordura. Desligue, retire as carnes e as pique. Jogue a água fora. Gordura demais.
Numa panela alta, coloque 4 dentes de alho amassados, 2 cebolas grandes bem picadas, 1/2 xícara (chá) de alho poro picado e 2 colheres de sopa de salsinha picada. Refogue com as lingüiças fatiadas e sem uma gota de óleo, vá pingando água que o restante da gordura solta. Exprema o suco de 1 limão e refogue de novo.
Agora coloque:
4 batatas médias em cubos largos,
4 jilós partidos pela metade,
2 cenouras grandes e limpas, cortadas em rodelas,
1 tomate picado em quatro,
1 mandioquinha picada em cubos pequenos,
2 xícaras (chá) de vagens cortadas ao meio,
1 colher (sopa) de sal,
1 colher (sopa) rasa de páprika doce,
8 copos de água e tampe a panela. Existe a possibilidade de se acrescentar ½ xícara (chá) de lentilha vermelha, fica divino. O feijão branco também é muito usado e neste caso ele precisa cozinhar primeiro. Deixe cozinhar até a mandioquinha desmanchar e engrossar o caldo.
Verifique o sal, salpique cebolinha e sirva com torradas e uma boa taça de vinho tinto.
Uma boa variação é retirar a vagem e os feijões e depois de tudo cozido, bater no liquidificador e engrossar com 1 copo de leite. Precisa verificar o sal.
Cozinha dos Vurdóns.
Comentários
Postar um comentário
Sejam todos bem vindos.